quinta-feira, 16 de abril de 2009

A vida e suas quebras

A vida é cheia de quebras e fragmentos? Ou ela é integral?

Se dissermos que é integral, total, então estamos adimitindo que apesar de compor-se de muitas partes a vida deve ser entendida como um projeto único que compreende muitos e váriados fatos.

Se dissermos que ela é, ou pode ser fragmentada, então estamos assumindo que a vida as vezes é partida ao meio, ou quebrada, mas que logo se refaz ou tenta se refazer.

Não sei direito, as vezes vejo-a como um todo, integrada por muitas partes, mas as vezes a vejo quebrada, tentado ser reerguida e reconstruida.

Talvez alguém diga: - O que importa isso? – Isso não muda nada.

Na verdade isso muda tudo, por exemplo:

Um dia você esta indo trabalhar, e naquele dia você tem uma reunião que determinará se fica ou não com o seu emprego, e você sabe que não pode faltar. No caminho seu carro quebra, e ninguém consegue te ajudar, você pensa em pegar um ônibus, chamar alguém, pedir carona, mas nada dá certo e como você já saiu de casa atrasado, chega atrasado demais a reunião.Sem te dar qualquer chance de se explicar seu chefe te avisa: - passe no RH, seus documentos já estão separados, e suas contas serão acertadas como de costume com os demitidos.

Você sai, triste pra caramba, sem ânimo, nem pra voltar pra casa, logo pensa em passar em algum destes barzinhos da cidade e tomar alguma coisa, afinal, você agora esta desempregado. Quando está tomando sua bebida e afogando seu desespero, entra no barzinho uma linda garota, sei lá porque, ela resolve sentar no banco ao lado do seu, vocês conversam, daí sai uma grande amizade, que se torna amor, e por fim casamento, e hoje vocês são muito felizes e pais de filhos e não concebem a idéia de viverem longe um do outro, foram de fato contemplados por Deus com uma bela família.

Vamos pensar juntos: ter sido mandado embora quebrou uma sequência que sua carreira vinha tendo ou é parte integrante do projeto de vida que foi estabelecido pra você?

Estando no futuro, fica fácil dizer que o ser mandado embora, apesar de ter sido terrível num primeiro instante, depois se tornou parte importante no projeto do casamento.

Mas e quanto ao momento em que você esta passando pela dificuldada?

Depois que tudo passa, e tudo se resolve, dá até pra admitir que a vida é integral e que tudo o que occorre, ocorre para nos levar a um propósito específico, mas no instante em que se esta passando pelos processos não dá pra imaginar qual será o fim.

Isso me faz pensar o seguinte: A vida é integral? Um projeto único? Ou seja, não importa o que eu viva, vou estar no futuro exatamente onde Deus quer que eu esteja, independente das minhas atitudes?

Ou a vida é cheia de quebras?

As vezes penso que os fatos são aleatórios, e que não necessárimente eles tem uma ligação direta, mas que pra manifestar sua glória, Deus ajunta os fatos e faz com que a vida vá ganhando um aspecto de inteireza e completude.

Pra você, as quebras da sua vida, como por exemplo: um relacionamento que se desfez, uma faculdade não terminada, um projeto não acabado, não importa, são quebras da vida? Ou são partes integrantes de um projeto maior e muito mais profundo que você ainda não conhece?

Pense, depois me diga...

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores