segunda-feira, 27 de abril de 2009

Há alguma dádiva na dor?

A Dádiva da Dor" - Esse é o titulo de um livro, escrito por Phillip Yancey e Paul Brand, no qual os dois autores comentam as vantagens da dor, que ao contrário do que muitos pensam, não é de toda ruim, é também curativa, pedagógica e acima de tudo transformadora.

Essa deve ser a forma de olharmos para a dor com a visão que Deus deseja que tenhamos.

Afinal, a vida é dividida partes em momentos de intensas alegrias e de agrurosas dores, por isso, se a dor é algo tão presente como o é a alegria, porque não entendermos que ela é importante para nós?

Achamos que a alegria é importante, mas não achamos que as tristezas e dores são, e as dores de fato são importante por que por elas Deus:

- Através das dores, Deus nos sara e cura de muitas doenças existenciais, que nada e nem ninguém conseguirão curar Ele pode se ultilizar das dores da nossa vida para curar-nos e deixar-nos prontos, para um propósito e projeto maior que a nossa capacidade atual de compreensão.

- Através da dor, Ele nos ensina, a quem, o que e quando valorizar.

A dor tem seu papel pedagógico, pois existem coisas que não conseguiremos aprender sem passar pelas consequências dos nossos atos, coisas que ainda que insistam em nos ensinar nosso coração vai se fechar e palavras serão insuficientes para o aprendizado, então passaremos pelas situação para aprendermos.

A dor ensina, ou pelo menos é pra isso que ela nos serve.

- A dor transforma, por um lado ela pode nos deixar duros, insensíveis, mesquinhos, orgulhosos, desanimados, depressivos, irritados e intolerantes, sem falar em tantas outras consequência...

Por outro lado, a dor pode nos transformar para melhor, que aliás é esse o projeto de Deus, quando nos permite ser assolado pelas dores da vida, nas suas multiformes manifestações, ela pode e deve nos deixar meigos, tolerantes, pacientes disponiveis, sensíveis e ainda ou a obra excelentes das dores da vida, ela pode nos aproximar de Deus a tal ponto de sermos confundidos com Ele...



Para refletir, que a dor, não revela o desejo de Deus de suplantar-nos, mas de projetar em nós a imagem de seu Filho, a ponto de sermos confundidos com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores