sábado, 5 de março de 2011

ITEB - Teologia - Aulas 3 e 4 - de Todas as turmas

Programação


Datas: 05-07-09-14 de Março
Locais: Séde, Silveira, Jandira e Engenho Novo
Horários: 10hs e 19hs
Turmas: G – C – I – H – D

Pensamento teológico - Frase

“Deus, Aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.”
Paulo de Tarso


Biblioteca Teológica

"103 Perguntas que as pessoas fazem sobre Deus"
– Don Stewart
- Editora Juerp

Agenda semanal de oração

CHILE: Agradecemos a Deus pela ajuda da Diretoria de Área e das Sociedades Bíblicas que, após o terremoto e o tsunami do ano passado, forneceram recursos para auxiliar a reparar nossa infraestrutura, imprimir 200.000 porções e distribuir Bíblias aos sobreviventes. Ore por nossos projetos de apoio a famílias, prevenção do uso de drogas e alfabetização. Ore para que o tema do Dia Internacional de Oração da Mulher, "Quantos pães você tem?", tenha um amplo impacto e possamos preparar uma porção especial para as mulheres.

ARGENTINA: Agradecemos a Deus pelo projeto Bíblia e Cultura, que forneceu a todas as bibliotecas públicas uma Bíblia, e pelo progresso do projeto Alfabetização de Indígenas. Oramos pelo aumento do trabalho voluntário, pela realização do projeto Ele Fala Nossa Língua, voltado para a produção e distribuição de materiais bíblicos entre povos indígenas, e por nossos esforços de pesquisa e desenvolvimento de novos formatos da Bíblia para o público jovem.


Aula 3 e 4


1° - Argumentos da Existência de Deus

 Arg.da Fé
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hb 11.6

 Arg. Bíblico
Os autores bíblicos tem tanta certeza que Deus existe, que nem cogitam discussão sobre o assunto

 Arg. Etnológico ou da Crença universal
Todos os homens, de todos os lugares e de todos os tempos tem consciência que nós não estamos sozinhos, há um ser no universo que deve ser adorado e servido.

"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os.”
Rm 2,14,15

 Arg. Cosmológico
Deus é a grade causa de tudo, sem ele o mundo não teria sido feito

“Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida...”
Jo 1.3,4

 Arg. Teleológico
Teleologia é a ciência que estuda os fins, propósitos de todas as coisas. Esse argumento diz que Deus existe, porque para cada elemento da natureza há um propósito, e isso prova que o acaso não foi a causa da criação, mas sim um ser pensante.

 Arg. Antropológico
O homem foi feito a imagem e semlhança de Deus, então muitas características presentes no homem, podem ser encontradas no seu criador. Além destas coisas, o homem tem em si a lei moral, dada por Deus

"Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei.”
Rm 2.14

“Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.“
1 Co 9:21

 Arg. Ontológico
Tudo o que se pode conhecer do ser de Deus está revelado nas escrituras

"Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.”
Hb 10:31

2 – Teorias sobre Deus

 Antiteísmo
São movimentos, teorias que admitem que Deus existe, mas que se opõe a Deus

 Ateísmo
São todos os pensamentos e teses que negam, a existência de Deus

 Agnosticismo
Fora do conhecimento, essa teoria determina que só pode ser crido naquilo que se pode conhecer plena e empiricamente, como Deus não se pode conhecer de forma científica, não Deus não existe

 Evolucionismo
Teoria Darwinista que apregoa a evolução das espécies, a natureza é agrande responsável por tudo

 Materialismo
Toda tese, teoria ou princípio que se baseia apenas nesta terra para explicar e conceber a vida, exclusão de Deus.

 Politeísmo, Panteísmo e Deísmo

 Positivismo
Teoria criada por August Comte, na França do séc. XIX, que vai pregar o seguinte:
Gnosiologicamente, o positivismo admite, como fonte única de conhecimento e critério de verdade, a experiência, os fatos positivos, os dados sensíveis. Nenhuma metafísica, portanto, como interpretação, justificação transcendente ou imanente, da experiência. A filosofia é reduzida à metodologia e à sistematização das ciências. A lei única e suprema, que domina o mundo concebido positivisticamente, é a evolução necessária de uma indefectível energia naturalista, como resulta das ciências naturais

 Monismo e Dualismo
Chama-se de monismo (do grego monis, "um") às teorias filosóficas que defendem a unidade da realidade como um todo (em metafísica) ou a identidade entre mente e corpo (em filosofia da mente) por oposição ao dualismo ou ao pluralismo, à diversidade da realidade em geral... Conjunto de filosofias e crenças que não desassociam o criador da criatura, o físico do espacial, o bem do mal, compreendendo "Deus" em tudo e em todos, e que Somos Todos Um Só Espírito.
São monistas, dentre outros, o Vedanta, o Taoismo, o Zen, e até mesmo algumas vertentes da bruxaria....Visão de alguma coisa como formada por um elemento simples.


3 - Deus se revelando

A) O homem para conhecer Deus, deve levar algumas coisas em consideração:

1 – O homem não consegue conhecer a Deus sozinho
“Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-Poderoso?”
Jó 11.7

“A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis?”
Is 40.18

2 – O Homem só pode conhecer em parte.
"Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado”
1 Co 13.9,10

3 - Deus está acima da nossa compreensão
“SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.”
Sl 139.1-6

4 - O conhecimento pleno de Deus não acontece de forma instantânea, mas é fruto de um processo, de relacionamento e busca.
“Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”
Os. 6.3

5 - Nós só conhecemos aquilo que Deus manifestou. Deus é eterno e sabendo que nós somos limitados só revela o que podemos entender; mas não entender não significa não acreditar
“Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.”
Rm 1.19,20

B) Oito fontes de conhecimentos de Deus, que se dividem em Revelação Geral e Revelação Especíal


Revelação Geral

1 – Acontece pela Natureza
Tda obra mostra aspectos distintivos do seu feitor, a criação também, Deus está impresso nas obras por ele criadas.

“Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.”
Rm 1.19,20

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.”
Sl 19.1

2 – Acontece pela Lei da Consciência

“Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os”
Rm 2,14,15

3 - Acontece por meio das Revelações
As revelações pertencem a soberania de Deus (sonhos, visões, dons espirituais …)

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.”
2° Co 12.7


Revelação Especial


1 – Acontece pela Bíblia
Busca de informação com o intelecto, com a leitura da Palavra, com o ato de ler a Bíblia

Dn 9:2 “…entendi pelos livros …”
Sl 1:2 “… e na sua lei metida de dia e de noite.”
Sl 27:4 “… para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo.”

2 – Acontece pela Oração
Oração é a busca de informações sobre Deus com o instrumento espiritual, oração é comunicação. Deus tem inúmeras maneiras de falar com você, mas você só possui uma maneira de falar com Deus – A ORAÇÃO

“E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. E orei ao SENHOR meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos.”
Dn 9:3

“Orai sem cessar.”
1 Tss 5:17

3– Acontece pelas Experiências pessoais
As Experiências diárias com Deus no nosso viver, nos ensinam muito sobre Deus.

“Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” 
2Tm 3:11,12

4 – Acontece pelo Espírito Santo
Ninguém conhece a Deus de verdade, sem que seja pelo Espírito, é Ele quem vivifica e aplica em nós toda revelação de quem Deus é.

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” 
 Jo 16:13

5 – Acontece em e por Jesus Cristo, seu Filho
“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”
Mt 11.26

“Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.”
Jo 14:9,10

“Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.”
 Jo 10:38

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores