terça-feira, 16 de junho de 2009

Ceia e Páscoa

Paulo disse que Cristo é a nossa páscoa...

Vejamos um contraste entre a Páscoa judáica e a Ceia cristã:

Na páscoa judáica, a ceia do Senhor foi inaugurada e instituida, Jesus foi quem inaugurou a ceia, que não só substituiu a páscoa judáica quanto ao nome, mas também em fatos, teologia e profundidade.

Na páscoa judáica, os judeus celebraram a Deus pela libertação de Israel da escravidão do Egito.

Na céia do Senhor, a igreja canta por ter sido liberta de tudo o que é Egito: pecado, mundo, dominio das trevas, morte, etc.

Na páscoa Judáica, os judeus mataram um cordeiro e expiaram o seu sangue nos umbrais das portas, e com isso receberam livramento do Juízo de Deus.

Na ceia do Senhor, a igreja recebe o cordeiro de Deus que veio para tirar o pecado do mundo, e para que seu sangue nos isentasse da condenação com o mundo.

Na páscoa judáica, os judeus comiam ervas amargas para relembrar o sofrimento dos pais durante o período de escravidão.

Na ceia do Senhor, a igreja é lembrada do sofrimento do Filho que foi imolado em nosso lugar, e deve também trazer a memória o sofrimento.

Na páscoa judáica, os judeus comiam pão sem fermento, cozido e assado direto na brasa.

Na ceia do Senhor, a igreja entendeu que o relacionamento com Deus é puro, integro e separado de tudo.

Na páscoa judáica, os judeus bebiam cálices de vinho, como de costume, para molhar o pão duro e facilitar na alimentação

Na ceia do Senhor, a igreja bebe da água da vida, e se sacia do cálice que representa o sangue vertido para expiação dos pecados.

Na páscoa judáica, os judeus comiam com roupas de viagens, como quem estivesse pronto pra sair.

Na ceia do Senhor, a igreja mostra prontidão para ir aos céus e mostra que não pertence a este mundo, mas que aguarda a vinda de Cristo no arrebatamento, isso é Ceia, é estar tão ligado a Deus que pode a qualquer hora comer com Ele.

Na páscoa judáica, os judeus recebiam perdão para todos os seus pecados.

Na ceia do Senhor, a igreja vivencia este perdão de Deus, que aconteceu no dia em que a ceia do Senhor foi instituida, na noite em que foi traído ou melhor na noite do inicio do seu sofrimento.

Nossa páscoa é Cristo, nossa ceia é a obra de Cristo, então quer comemoremos a páscoa, quer participemos da ceia, tudo deve ser com a mente voltada para o sacrifício de Cristo e para seus efeitos que nos alcançou...

Para pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores