sábado, 4 de dezembro de 2010

Sentimentos e Pensamentos Errôneos, em relação a Igreja brasileira - IV

3° - Igreja brasileira está madura

O crescimento indica maturidade, mas não o inchaço, este não. Alguns tendem à pensar que a igreja está madura, mas na verdade, não está, poderíamos escrever um livro com o tema: “Evidências da infantilidade da igreja brasileira” - sei que não nos faltariam argumentos, porém, alguns são arguidos com tanta facilidade que cabe suas citações aqui:


a) Nunca tivemos tanta bíblia, porém nunca fomos tão medíocres em relação ao conhecimento bíblico.

Essa é uma evidência clara do não desenvolvimento da igreja brasileira, não se conhece mais as escrituras, e isso se deve à algumas razões:

- Líderes das igrejas que não conhecem a Bíblia – são obreiros feitos ás pressas, homens que não tiveram tempo para se aproximarem das escrituras como deveriam, e por isso, são vazios e deixam um vazio no povo.

– Desprezo pelos Seminários, EBDs, Cursos, e o pior, culto de ensino – o pastor, no culto de ensino, se locupleta de louvores, e não se desgasta na catequese dos cristãos por meio das escrituras, hoje à uma febre de seminário, mas sem propósito, alguns surgiram apenas para sustentar doutrinas, outros para sustentar quem sustenta tais doutrinas, e outros ainda, para mostra como a fé é “laica”, ampla, aberta, nestes, se aceitam todo tipo de crença, muçulmanos, budistas, etc, todos estudando teologia, uns para crer, outros para descrer, outros para questionar e aquelesque não farão nada, este se tornarão pastores de algumas igreja...

- Secularização das editoras – algumas editoras que nasceram com o escopo de atender o povo eleito, produzindo bíblias e livros, hoje se mundanizaram, não se produz o que é teológicamente bom, mas sim, o que tem maior aceitação no mercado, a pergunta é: - “se colocarmos à venda na revistinha da Avón, e nos sites vende? Então vamos editorar e produzir” - é lamentável que seja assim, mas é.

Agora à uma nova modalidade de lançamento de bíblias, trabalha-se em cima do nome de certo escritor, publicá-se um, dois, três, quantos livros forem necessários, quando o nome estiver bem conhecido, então se lança uma Bíblia do indivíduo, quer dizer comentada por ele.

b) – Falta discipulado

Se negligenciamos o conhecimento bíblico, também abortamos o discipulado, a igreja cresceu, mas os novos crentes não foram discipulados e por isso, o que poderia ser crescimento real, tornou-se inchaço, é necessário que resgatemos o valor do discipulado como único meio de amadurecimento genuinamente reconhecido pelas escrituras. Nenhum cristão nasce pronto, todos estamos em vias de a aperfeiçoamento, mas para isso é indubitável que passemos pelo processo amadurecedor do discipulado, este visa, exatamente isso, amadurecer os cristãos e levá-los a reproduzir integralmente as ações e piedade de Cristo!!!
 
Abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores