segunda-feira, 22 de março de 2010

Conscientizando-se de sua vocação

“Cada um fique na vocação em que foi chamado.”
1 Co 7.20


A palavra vocação aparece na bíblia por diversas vezes, para designar várias coisas, ora designando salvação como em Fp 3.14 – “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” - neste texto, o apóstolo Paulo fala da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, isso é a vocação da salvação, nós cristãos, crentes em Cristo, fomos vocacionado por Deus para a salvação.

Em outro texto vocação aparece para mostrar a nova dimensão da vida que vive o crente em Cristo, como em Hb 3.1 – “Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.” – aqui o escritor diz que aqueles que nasceram de novo em Cristo, foram vocacionados para o celestial, ou são participantes da vocação celestial, ou seja, vocacionados para o céu.

Ainda, em outro caso, para designar a liberdade em Cristo, quando diz em 1 Co 7.20 – “Cada um fique na vocação em que foi chamado.” – Paulo estava falando sobre a liberdade que tem os que recebem a Cristo de ficar casado, se for casado, solteiro se for solteiro, circuncidado se o for e incircuncidado se o for, a vocação é a posição que cada um ocupa de forma geral na vida.

A palavra vocação significa entre muitas coisas, ser chamado de fora para dentro e sentir dentro o desejo de ser chamado. Ou seja, a vocação tanto pode ser um indivíduo chamando outro, para uma determinada obra, ou o próprio indivíduo sentindo dentro de si um chamado para determinada obra. Quando aceitamos Jesus passamos por essas duas experiências: Deus nos chama para aceitar o sacrifício de Seu Filho e nós sentimos em nós o desejo de experimentar a obra de Cristo na vida, isso é vocação.

1 Agora, Vocação nos textos sagrado é sinônimo também de ministério. Nós fomos vocacionados para a salvação, vocacionados para viver já o clima daquilo que é celestial, mas fomos vocacionados também para que enquanto estivermos povoando esta terra, cumpramos a vontade de Deus em nós. Vontade esta que foi revelada por Cristo Jesus em Mt 28.19 – “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” – Segundo Jesus cada um dos seus discípulos devem sair por todas as partes que lhe são possíveis, “ensinando”, ou “discipulando” as nações no nome Dele e depois batizando-ás no nome tríplice, Pai, Filho e Espírito Santo.


“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” – 1 Pe 1.10

Você foi vocacionado por Deus para fazer alguma coisa, por isso, cumpra sua vocação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores