terça-feira, 23 de março de 2010

O Getsêmani da dor é superado pelo Domingo da Ressurreição

Então chegou Jesus, com eles, a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.

E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.

Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza, até à morte; ficai aqui, e velai comigo.

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálix; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste velar comigo?

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este cálix não pode passar de mim, sem eu o beber, faça-se a tua vontade.

E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam carregados.

E deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai: eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.

Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.

Mt 26.36-46

Qual o conceito que nós temos de liderança hoje? É difícil definir, mas de forma sintética, nosso conceito de liderança concebe um líder nos seguintes moldes: Um indivíduo grande, forte, de olhar firme, alguém que nunca se cansa, nem se entristece, alguém que nunca dúvida, que tem sempre a palavra solucionadora na boca e que nunca, nunca está sozinho, um grande líder pra nós é mais ou menos assim.

Mas, não é assim que Jesus está se portando aqui no Getsêmani, Ele é nosso líder, nosso mestre, nosso patrono, e é totalmente ao contrário de tudo o que pensamos como líder.

No Getsêmani, Jesus ainda é nosso líder, mas Ele é o contrário de líder que concebemos, aqui, ele está debilitante, fraco e parece até um perdedor. Quando leio esse texto de Jesus no Getsêmani, me vem na mente a seguinte pergunta: “Por que Deus permitiu que os evangelistas escrevessem sobre esses momentos de fraqueza do nosso mestre?” - Enquanto me fazia está pergunta, orei pedindo a Deus que me desse uma palavra em relação a isso.

E Deus fez o que sempre faz quando lhe clamam, Ele respondeu. Disse-me o seguinte: Permiti o registro do episódio do Getsêmani por duas razões, primeira para revelar a humanidade plena de meu Filho. Jesus foi 100% Deus, mas também 100% homem, na sua humanidade, Jesus chorou, sentiu fome, frio, teve sono, sede, foi tentado e passou pelo Getsêmani. Segunda, para mostrar que como homem, meu Filho viveu todas as experiências e dores de um homem comum, inclusive, viveu o Getsêmani, que é uma realidade na vida de todos.

Todos tem seu Getsêmani, cada um na sua proporção, para alguns os Getsêmanis são mais dolorosos, para outros menos, mas cada um tem sua dor, angustia e assombro.

Jesus passou pelo Getsêmani da vida, para agora poder nos salvar dos nossos Getsêmanis.

Os Getsêmanis da nossas vida são caracterizados por pelo menos cinco coisas:

- Getsêmani é lugar de tristeza, tão profunda que sentimos a ânsia de morte. Jesus se sentiu muito triste, triste até a morte.

- Getsêmani é lugar de solidão, solidão não é a simples ausência de pessoas, mas a falta de certas pessoas, e de importantes pessoas quando passamos por momentos de angustia e dor. Jesus se sentiu só, tinha 11 discípulos, mas na sua dor não teve á ninguém.

- Getsêmani é lugar de dúvida, dúvidas são elementos que constituem a nossa vida, Jesus o mesmo que não teve dúvida de ordenar ao vento para que parasse, que não teve dúvida da ressurreição do filho da viúva de Naim e nem de Lázaro, agora no Gets6emani da vida está em dúvida, pedindo para passar o cálice.

- Getsêmani é lugar de falta de apoio, Jesus buscou apoio, na família não encontrou, na sociedade não encontrou, nos discípulos não encontrou. Ás vezes buscamos apoio, mas ninguém nos dá.

- Getsêmani é lugar de sentenças, Jesus disse aos discípulos, basta, chega, agora já vem o traidor, se quiserem agora podem voltar a dormir, pois o traidor já está ás portas.

Na vida cada um de nós temos Getsêmanis, ou seja, momentos de tristeza, de solidão, de dúvida, de falta de apoio e de sentenças ao contrário do que pensamos.

Mas, a nossa história não acaba no Getsêmani, Jesus foi preso, julgado a revelia, condenado, morto na cruz, foi sepultado, esteve três dias no ventre da terra.

No domingo pela manhã, algumas mulheres foram ao sepulcro, embalsamar o corpo morto de Jesus, mas quando chegaram ao lugar que o colocaram, a pedra estava fora do lugar, havia sido removida, elas entraram, sobre a pedra que o havia posto, encontram de um lado o lençol com o qual o tinham coberto, e do outro um ser angelical que disse as mulheres: “Por que procuram entre os mortos o vivente? Ele não está aqui, já ressuscitou, e vai adiante de vocês”.

Jesus passou pelo Getsêmani, nós passamos pelos Getsêmanis. A história de Jesus não acabou no Getsêmani, Ele ressuscitou no domingo pela manhã. A nossa história não acabará nos Getsêmanis da vida, Deus tem um Domingo pela manhã, Domingo da ressurreição para cada um de nós.

O Domingo da ressurreição sempre será maior e melhor que os dias de Getsêmanis, ou como disse Baxter:

“Um sopro do céu, extinguirá todas as nossas tempestades”.

Para Pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores