terça-feira, 23 de março de 2010

Deus é Amor

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”

1 Jo 4.7,8.

Algumas pessoas gostam de dar o recado por meio de adesivos, destes de carro, á uns dias estava no transito e observei que no carro que estava na minha frente tinha um um destes adesivos com mensagens e recado, quando encostei pude ler a frase: “Tudo é força, mas só Deus é poder”. Achei a frase interessante, e fiquei por um bom tempo pensando nela, quando cheguei em casa, sentei e escrevi a frase: “Tudo é força, mas só Deus é poder”. Que frase de efeito boa, mas depois de pensar algum tempo sobre a frase, percebi que havia algo estranho, porque:

O que é poder? É difícil de conceituar, mas de forma geral, poder é a capacidade de levar outros a fazerem exatamente o que se quer que façam.

Agora, como se adquire e exerce o poder? Muitas são as formas, de aquisição e exercício de poder, pó exemplo:

1 - O poder pode ser adquirido e exercido por meio da força

Poder exercido pela força é o poder do Estado, em certo aspecto somos contratualistas, ou seja, fizemos um contrato com o Estado afim de permitir que o Estado exerça sobre nós poder, mas a bem da verdade é que o Estado é um ente autônomo e exerce poder sobre nós por meio da força em todas as esfera.

Esse poder é falho, porque ele dura até que a parte mandada desenvolva capacidade de enfrentar, exemplo, um pai que exerce poder sobre um filho pela violência, ele vai ter êxito até que seu filho cresça e possa o enfrentar.

2 – O poder pode ser adquirido e exercido por meio da organização

Em dois sentidos a organização te dá poder, primeiro quando você pertence á uma organização e nesta você assume um cargo importante, exemplo, o chefe da ONU, ele tem poder por causa da organização. Segundo, a organização dá poder aqueles que são organizados, tem senso administrativo, quem consegue organizar a si mesmo tem chances de exercer poder. Esse poder é falho porque padroniza e quem não entra n perfil é excluído.

3 – O poder pode ser adquirido e exercido por meio do carisma

Alguns não são violentos nem organizados, mas ainda assim tem algo em si mesmo que atrai o poder para si, é o carismático, exemplo do Lula. Esse poder é fraco, porque ele cai diante dos intelectuais, quem pensa deixa as emoções de lado, e daí perece o poder carismático.

4 – O poder pode ser adquirido e exercido pela habilidade lingüística

Tem gente que não atua com violência, nem com organização, nem é tão carismático, mas tem uma habilidade lingüística invejável, habilidade tamanha que gera poder. Esse poder é falho, porque dura até ser confrontado com outros que tem habilidade semelhante ou superior.

5 – O poder pode ser adquirido e exercido pela compensação.

Essa é uma forma de exercício de poder pelo patrão, etc. Mas é fraco porque o dia que aquele que exerce o poder não tiver nada, ele não terá poder.

Muitas são as formas de aquisição e exercício de poder, mas todas elas são falhas, se há falha então não pode resumir Deus. A frase está errada, porque ela diz: “Tudo é força, mas só Deus é poder”, essa frase está errada, Deus tem poder, exerce poder, mas Deus não é poder, o poder é fraco por isso ele não pode resumir Deus.

A Bíblia fala que Deus tem poder, opera em poder, mas nunca define Deus como poder, porque o poder é falho, tem fraqueza e Deus é perfeito, nunca fraqueja, logo Deus não é poder, Deus é amor. É essa a palavra que resume Deus, Ele é amor, o amor é mais poderoso do que o poder, e não precisa de recompensa, habilidade lingüística, carisma, organização ou força.

O amor invade, trabalha, atua, perdoa, dura, emerge, suplanta, disciplina, discípula, o amor a tudo suporta em tudo crê.

Deus é amor!!!

Para pensar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores