terça-feira, 23 de março de 2010

Comunhão na Benção Apostólica

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo, seja com vós todos! Ámen.” – 2 Co 13.13

A benção apostólica é o equivalente cristão para a benção sacerdotal, por exemplo, no Antigo Testamento havia a benção sacerdotal, conforme vemos em Nm 6.23-26, quando as escrituras dizem:

Fala a Aarão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:

O Senhor te abençoe e te guarde;

O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O Senhor sobre ti levante o seu rosto, e te dê a paz.

Nm 6.23-26

A benção sacerdotal era dada em três ocasiões:

Nas Festas anuais –– Páscoa – Pentecostes – Tabernáculo

No dia anual do perdão

Depois da leitura da lei – Todos os sábados – á cada sete anos – Dt 31.9-13

Os israelitas criam na benção sacerdotal, e aplicavam a benção sacerdotal em suas vidas.

Nós cristão cremos na benção apostólica, benção dada por um apóstolo, por um pastor, por um evangelista ou por qualquer um que seja o líder espiritual estabelecido naquele determinado lugar.

A benção apostólica diz três coisas:

1 – A Graça do Senhor Jesus Cristo seja sobre você. Graça é favor que não merecemos.

2 – O Amor de Deus Pai, esteja sobre você. O Amor é essêncial na vida.

3 – E a comunhão do Espírito Santo.

A graça de Jesus Cristo, manifesta o favor imerecido de Deus não apenas na obra da salvação, mas também no decorrer da vida, a graça nos leva a receber aquilo que não temos o direito, quando me perguntam sobre o que é a graça para mim, eu á defino assim: a graça é um homem roubando o outro, quando o roubado reage e consegue tomar a arma do ladrão, domina o ladrão e quando todos estão pensando que ele vai entregar o ladrão para a polícia, ou que vai bater, ferir ou até matar o ladrão, o que estava para ser roubado, joga a arma na lata do lixo e diz ao ladrão, você está perdoado, entra pega o que quiser e vá em paz, sem fazer isso novamente, isso é graça. O homem tentou violar Deus, mas Deus reagiu e quando todos nós pensávamos que Ele iria nos destruir por completo, ele jogou nossas armas no lixo, e nos disse: Entra, pegue o que quiser e não peques mais. A Graça está sobre você!!!

O amor de Deus Pai, primeiro a benção nos lembra que o único e verdadeiro Deus nos ama e segundo que o amor de Deus parece com o amor de um pai, mas um pai com “P”maiúsculo. Esse foi o conceito chave da mensagem de Jesus: Deus é o único e supremo Deus, e Ele é Pai. Pai no Pai Nosso, Pai que sabe dar boas dádivas aos filhos, Pai que doou o único Filho. O Amor de Deus Pai está sobre você!!!

A comunhão do Espírito Santo, o Espírito Santo traz comunhão com Deus, aliás, Ele é a presença de Deus em nós. Comunhão é comer juntos, o Espírito nos faz comer juntos com Deus, não só, mas também com os irmãos. Comunhão não é apenas comer juntos, mas chorar juntos, se alegrar juntos, sofrer juntos, participar, essa seria a melhor palavra.

Tenha a graça de Deus, conscientize-se do amor de Deus, mas tenha comunhão com Deus e com seus irmãos, comunhão no pouco e no muito, comunhão na alegria e na tristeza, comunhão com negros e brancos, gordos e magros, deficientes e perfeitos, doentes e com os em plena saúde.

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um, em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” – Jo 17.21

Deus é Amor

“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”

1 Jo 4.7,8.

Algumas pessoas gostam de dar o recado por meio de adesivos, destes de carro, á uns dias estava no transito e observei que no carro que estava na minha frente tinha um um destes adesivos com mensagens e recado, quando encostei pude ler a frase: “Tudo é força, mas só Deus é poder”. Achei a frase interessante, e fiquei por um bom tempo pensando nela, quando cheguei em casa, sentei e escrevi a frase: “Tudo é força, mas só Deus é poder”. Que frase de efeito boa, mas depois de pensar algum tempo sobre a frase, percebi que havia algo estranho, porque:

O que é poder? É difícil de conceituar, mas de forma geral, poder é a capacidade de levar outros a fazerem exatamente o que se quer que façam.

Agora, como se adquire e exerce o poder? Muitas são as formas, de aquisição e exercício de poder, pó exemplo:

1 - O poder pode ser adquirido e exercido por meio da força

Poder exercido pela força é o poder do Estado, em certo aspecto somos contratualistas, ou seja, fizemos um contrato com o Estado afim de permitir que o Estado exerça sobre nós poder, mas a bem da verdade é que o Estado é um ente autônomo e exerce poder sobre nós por meio da força em todas as esfera.

Esse poder é falho, porque ele dura até que a parte mandada desenvolva capacidade de enfrentar, exemplo, um pai que exerce poder sobre um filho pela violência, ele vai ter êxito até que seu filho cresça e possa o enfrentar.

2 – O poder pode ser adquirido e exercido por meio da organização

Em dois sentidos a organização te dá poder, primeiro quando você pertence á uma organização e nesta você assume um cargo importante, exemplo, o chefe da ONU, ele tem poder por causa da organização. Segundo, a organização dá poder aqueles que são organizados, tem senso administrativo, quem consegue organizar a si mesmo tem chances de exercer poder. Esse poder é falho porque padroniza e quem não entra n perfil é excluído.

3 – O poder pode ser adquirido e exercido por meio do carisma

Alguns não são violentos nem organizados, mas ainda assim tem algo em si mesmo que atrai o poder para si, é o carismático, exemplo do Lula. Esse poder é fraco, porque ele cai diante dos intelectuais, quem pensa deixa as emoções de lado, e daí perece o poder carismático.

4 – O poder pode ser adquirido e exercido pela habilidade lingüística

Tem gente que não atua com violência, nem com organização, nem é tão carismático, mas tem uma habilidade lingüística invejável, habilidade tamanha que gera poder. Esse poder é falho, porque dura até ser confrontado com outros que tem habilidade semelhante ou superior.

5 – O poder pode ser adquirido e exercido pela compensação.

Essa é uma forma de exercício de poder pelo patrão, etc. Mas é fraco porque o dia que aquele que exerce o poder não tiver nada, ele não terá poder.

Muitas são as formas de aquisição e exercício de poder, mas todas elas são falhas, se há falha então não pode resumir Deus. A frase está errada, porque ela diz: “Tudo é força, mas só Deus é poder”, essa frase está errada, Deus tem poder, exerce poder, mas Deus não é poder, o poder é fraco por isso ele não pode resumir Deus.

A Bíblia fala que Deus tem poder, opera em poder, mas nunca define Deus como poder, porque o poder é falho, tem fraqueza e Deus é perfeito, nunca fraqueja, logo Deus não é poder, Deus é amor. É essa a palavra que resume Deus, Ele é amor, o amor é mais poderoso do que o poder, e não precisa de recompensa, habilidade lingüística, carisma, organização ou força.

O amor invade, trabalha, atua, perdoa, dura, emerge, suplanta, disciplina, discípula, o amor a tudo suporta em tudo crê.

Deus é amor!!!

Para pensar...

O Getsêmani da dor é superado pelo Domingo da Ressurreição

Então chegou Jesus, com eles, a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.

E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.

Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza, até à morte; ficai aqui, e velai comigo.

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálix; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.

E voltando para os seus discípulos, achou-os adormecidos; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudeste velar comigo?

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai Meu, se este cálix não pode passar de mim, sem eu o beber, faça-se a tua vontade.

E, voltando, achou-os outra vez adormecidos; porque os seus olhos estavam carregados.

E deixando-os de novo, foi orar pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.

Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai: eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores.

Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.

Mt 26.36-46

Qual o conceito que nós temos de liderança hoje? É difícil definir, mas de forma sintética, nosso conceito de liderança concebe um líder nos seguintes moldes: Um indivíduo grande, forte, de olhar firme, alguém que nunca se cansa, nem se entristece, alguém que nunca dúvida, que tem sempre a palavra solucionadora na boca e que nunca, nunca está sozinho, um grande líder pra nós é mais ou menos assim.

Mas, não é assim que Jesus está se portando aqui no Getsêmani, Ele é nosso líder, nosso mestre, nosso patrono, e é totalmente ao contrário de tudo o que pensamos como líder.

No Getsêmani, Jesus ainda é nosso líder, mas Ele é o contrário de líder que concebemos, aqui, ele está debilitante, fraco e parece até um perdedor. Quando leio esse texto de Jesus no Getsêmani, me vem na mente a seguinte pergunta: “Por que Deus permitiu que os evangelistas escrevessem sobre esses momentos de fraqueza do nosso mestre?” - Enquanto me fazia está pergunta, orei pedindo a Deus que me desse uma palavra em relação a isso.

E Deus fez o que sempre faz quando lhe clamam, Ele respondeu. Disse-me o seguinte: Permiti o registro do episódio do Getsêmani por duas razões, primeira para revelar a humanidade plena de meu Filho. Jesus foi 100% Deus, mas também 100% homem, na sua humanidade, Jesus chorou, sentiu fome, frio, teve sono, sede, foi tentado e passou pelo Getsêmani. Segunda, para mostrar que como homem, meu Filho viveu todas as experiências e dores de um homem comum, inclusive, viveu o Getsêmani, que é uma realidade na vida de todos.

Todos tem seu Getsêmani, cada um na sua proporção, para alguns os Getsêmanis são mais dolorosos, para outros menos, mas cada um tem sua dor, angustia e assombro.

Jesus passou pelo Getsêmani da vida, para agora poder nos salvar dos nossos Getsêmanis.

Os Getsêmanis da nossas vida são caracterizados por pelo menos cinco coisas:

- Getsêmani é lugar de tristeza, tão profunda que sentimos a ânsia de morte. Jesus se sentiu muito triste, triste até a morte.

- Getsêmani é lugar de solidão, solidão não é a simples ausência de pessoas, mas a falta de certas pessoas, e de importantes pessoas quando passamos por momentos de angustia e dor. Jesus se sentiu só, tinha 11 discípulos, mas na sua dor não teve á ninguém.

- Getsêmani é lugar de dúvida, dúvidas são elementos que constituem a nossa vida, Jesus o mesmo que não teve dúvida de ordenar ao vento para que parasse, que não teve dúvida da ressurreição do filho da viúva de Naim e nem de Lázaro, agora no Gets6emani da vida está em dúvida, pedindo para passar o cálice.

- Getsêmani é lugar de falta de apoio, Jesus buscou apoio, na família não encontrou, na sociedade não encontrou, nos discípulos não encontrou. Ás vezes buscamos apoio, mas ninguém nos dá.

- Getsêmani é lugar de sentenças, Jesus disse aos discípulos, basta, chega, agora já vem o traidor, se quiserem agora podem voltar a dormir, pois o traidor já está ás portas.

Na vida cada um de nós temos Getsêmanis, ou seja, momentos de tristeza, de solidão, de dúvida, de falta de apoio e de sentenças ao contrário do que pensamos.

Mas, a nossa história não acaba no Getsêmani, Jesus foi preso, julgado a revelia, condenado, morto na cruz, foi sepultado, esteve três dias no ventre da terra.

No domingo pela manhã, algumas mulheres foram ao sepulcro, embalsamar o corpo morto de Jesus, mas quando chegaram ao lugar que o colocaram, a pedra estava fora do lugar, havia sido removida, elas entraram, sobre a pedra que o havia posto, encontram de um lado o lençol com o qual o tinham coberto, e do outro um ser angelical que disse as mulheres: “Por que procuram entre os mortos o vivente? Ele não está aqui, já ressuscitou, e vai adiante de vocês”.

Jesus passou pelo Getsêmani, nós passamos pelos Getsêmanis. A história de Jesus não acabou no Getsêmani, Ele ressuscitou no domingo pela manhã. A nossa história não acabará nos Getsêmanis da vida, Deus tem um Domingo pela manhã, Domingo da ressurreição para cada um de nós.

O Domingo da ressurreição sempre será maior e melhor que os dias de Getsêmanis, ou como disse Baxter:

“Um sopro do céu, extinguirá todas as nossas tempestades”.

Para Pensar...

segunda-feira, 22 de março de 2010

Um certo Simão cirineu!

“E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz.” – Mt 27.32

“E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz.” – Mc 15.21

“E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.” – Lc 23.26


1 - Esse homem, morava muito provavelmente em alguma cidade de Roma e não em Israel, pois, Paulo manda saudações a esposa deste homem quando envia a carta aos romanos. Ou este homem morava em Cirene na África mesmo, daí o porque de sua identificação tão rápida.

2 - Esse homem era muito provavelmente um prosélito, praticante da religião e conhecedor da cultura hebréia.

3 – Estava em Jerusalém aqueles dias por ocasião da Páscoa, muito provavelmente fazia isso sempre, e tinha consciência do que se passava em Jerusalém nos períodos pascal.

4 – Ele foi constrangido, ou como diz Lucas: “puseram-lhe a cruz nas costas”, ou seja, ele foi obrigado, o constrangeiro não pela via da caridade, mas pela via da força física.

5 – Ele não queria carregar a cruz porque sabia como era vergonhoso para os judeus a cruz, nenhuma outra forma de tortura era tão cruel quanto a cruz e nenhuma outra forma indicava tanto a maldição quanto a cruz.


- Antes da cruz tinha julgamento, por romanos e judeus. Os romanos rejeitavam socialmente e os judeus religiosamente. Ir a cruz era é mesmo que ser excluído da sociedade e da presença de Deus


- Antes da cruz tinha açoites, muitos eram os açoites. A forma judia de açoitar era a prevista na lei em Dt 25.1-3 – que dizia que era para açoitar com 40 açoites, os judeus com reverência pela lei, davam apenas 39 para não descumprirem a lei. A forma romana era a mais cruel possível, o carrasco chamado de “Lictor” era especializado na arte da tortura, deveria bater, mas não deixar a pessoa desmaiar, ela precisava sofrer de forma consciente o flegelo.


- Antes da cruz tinha a exposição moral diante dos soldados. Os açoites eram feitos numa área restrita aos soldados e apenas alguns poucos civis poderiam assistir, tamanha era a violência empregada nas agressões. O indivíduo apanhava nu, seus braços e tornozelos eram presos com corretes em um poste, tronco, como preferir.

O açoite era um pedaço de também chamado de “flagelo” era feito de um pedaço cumprido com 40 cm de de pau roliço, nas pontas deste pau se prendiam couro de animal, nas pontas do couro tinha, osso, ferro e vidro, esses instrumentos compunham o flagelo para que aumentasse a dor do indivíduo, lendo isso entendemos o lema dos romanos na hora de crucificar alguém: “O espancamento é meio caminho da morte”.


- Antes da cruz tinha a via cruzes – duas eram as necessidades da caminhada, primeira expor o indivíduo a todos os que estavam debaixo da servidão romana, para que aprendessem. Segunda, para que o indivíduo saísse da cidade, o lugar onde a cruz era levantada ficava do lado de fora dos muros de Jerusalém, eles pensavam que o sangue de um homem maldito não poderia cair sobre a terra para não contaminá-la.


6 – Depois de tudo, ele levou a cruz, seu contato com Jesus ao que tudo indica não termina no simples levar, tomar, carregar a cruz, mas pelos textos posteriores que mostra o filho deste homem Rufos e a esposa sendo cumprimentados por Paulo podemos definir que ele se converteu, não apenas ele, mas toda sua família, um dos seus filhos Alexandre em contrapartida luta contra a igreja.


Para pensar...

Recompensas de cumprir a sua vocação

“Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.”
1 Jo 1.8


O que é poder? Poder é a capacidade de levar outros a cumprirem a sua vontade, Deus tem todo poder, pois sua vontade sempre prevalece. O poder pode ser exercido por muitos meios, por exemplo:

Poder pela “força”, é aquele poder que se vale da brutalidade física para se concretizar.

Poder pela “organização”, em dois sentidos a organização dá poder, o presidente do banco mundial tem poder, porque a organização (Banco Mundial) lhe confere, outro sentido é que alguém que consegue organizar seus pensamentos e organizar pessoas consegue exercer facilmente poder.

Poder pelo “carisma”, alguns conseguem exercer o poder pelo carisma que tem, como por exemplo, nosso presidente que mesmo criticado e muitas vezes rechaçado prevalece pelo carisma que tem e consegue cativar seu povo.

Esses são alguns meios pelos quais se pode exercer o poder, mas ainda existe uma outra forma, que é o exercício do poder por meio da recompensa, ou seja, levar outras pessoas a fazerem o que se quer por meio da promessa de recompensa, esse é o método usado por Deus.

Deus leva o homem a fazer a sua vontade, não pela força, nem pela organização, e também não pelo carisma, mas pela regra da compensação, Deus recompensa os homens que por ele vocacionados, atende suas vocações e cumprem seus papéis.

Nós os que estamos neste departamento de discipulado, devemos ter a consciência que se cumprirmos nossa vocação Deus trará a recompensa de cada um segundo suas obras, obras essas, que independem de tamanho ou de expressão na comunidade, Deus não recompensa apenas os pastores porque guiam imensos rebanhos, evangelistas porque ganham multidões. Deus recompensa a todos que conscientes de suas vocações cumprem seu papel na obra do Senhor.

Você foi vocacionado por Deus para fazer alguma coisa, por isso, cumpra sua vocação e saiba que Ele há de recompensar seu trabalho.


“ Mas, graças a Deus, que nos dá a vitória, por nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.” – 1 Co 15.57,58


“ Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” – Ap 22.12

Conscientizando-se de sua vocação

“Cada um fique na vocação em que foi chamado.”
1 Co 7.20


A palavra vocação aparece na bíblia por diversas vezes, para designar várias coisas, ora designando salvação como em Fp 3.14 – “Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” - neste texto, o apóstolo Paulo fala da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus, isso é a vocação da salvação, nós cristãos, crentes em Cristo, fomos vocacionado por Deus para a salvação.

Em outro texto vocação aparece para mostrar a nova dimensão da vida que vive o crente em Cristo, como em Hb 3.1 – “Pelo que, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão.” – aqui o escritor diz que aqueles que nasceram de novo em Cristo, foram vocacionados para o celestial, ou são participantes da vocação celestial, ou seja, vocacionados para o céu.

Ainda, em outro caso, para designar a liberdade em Cristo, quando diz em 1 Co 7.20 – “Cada um fique na vocação em que foi chamado.” – Paulo estava falando sobre a liberdade que tem os que recebem a Cristo de ficar casado, se for casado, solteiro se for solteiro, circuncidado se o for e incircuncidado se o for, a vocação é a posição que cada um ocupa de forma geral na vida.

A palavra vocação significa entre muitas coisas, ser chamado de fora para dentro e sentir dentro o desejo de ser chamado. Ou seja, a vocação tanto pode ser um indivíduo chamando outro, para uma determinada obra, ou o próprio indivíduo sentindo dentro de si um chamado para determinada obra. Quando aceitamos Jesus passamos por essas duas experiências: Deus nos chama para aceitar o sacrifício de Seu Filho e nós sentimos em nós o desejo de experimentar a obra de Cristo na vida, isso é vocação.

1 Agora, Vocação nos textos sagrado é sinônimo também de ministério. Nós fomos vocacionados para a salvação, vocacionados para viver já o clima daquilo que é celestial, mas fomos vocacionados também para que enquanto estivermos povoando esta terra, cumpramos a vontade de Deus em nós. Vontade esta que foi revelada por Cristo Jesus em Mt 28.19 – “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” – Segundo Jesus cada um dos seus discípulos devem sair por todas as partes que lhe são possíveis, “ensinando”, ou “discipulando” as nações no nome Dele e depois batizando-ás no nome tríplice, Pai, Filho e Espírito Santo.


“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis” – 1 Pe 1.10

Você foi vocacionado por Deus para fazer alguma coisa, por isso, cumpra sua vocação!

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores