sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

O que o Natal te comunica?

Para cada pessoa ou ente o natal significa ou comunica uma coisa.

O calendário vê o natal apenas como mais uma data de feriado mundial.

No comércio de bens duráveis ou não, o natal é uma ótima data mercantilizadora, que tem poder de aquecer as vendas e torrar os abonos que a população recebe, e dos que não recebem, torrar a poupança, que prolongada e arduamente conseguiram ajuntar.

Para o proletariado, o natal é visto como uma forma de tornar a diferença social menos sufocante, os serviçais recebem o décimo terceiro e alguns até o décimo quarto salário, e geralmente usam, ou para pagar as pendengas finaceiras do ano velho, ou então, para darem entrada na compra de alguma outra dívida que se arrastará pelo ano novo.

Para o governo, é tempo de limpar a casa dos boatos e falatórios em torno das propinas, corrupções, mensalões, mensalinhos, etc,  o povo motivado pelo sentimento natalino é entorpecido de uma profunda aminésia, que os leva, entre uma "golada e outra", a ignorar todas as coisas, mais uma vez.

Para os corais e orquetras, natal é sinônimo de cantatas, musicais, ensaios, tudo no escopo de falar como o  planeta foi visitado!

As crianças veem o natal como ajuntamento da família, presentes, brinquedos, comidas, e a chance de ficarem acordadas até de madrugada, sem ninguém ás mandando pra cama!

Mas será que o natal deve comunicar exatamente isso? Não.

O natal deve nos comunicar as seguintes coisas:

1° - O Homem é o maior problema da humanidade

G.K Chesterton, no livro Ortodoxia, conta-nos a história de um homem, que entendia que o maior problema da humanidade era o homem.

Diz ele: Certo jornal de grande circulação local, lançou um concurso: "A melhor resposta para a pergunta leva um prêmio". A pergunta é - Qual o maior problema da humanidade?

Muitas cartas trazendo frases-respostas esmeradamente elaboradas, chegavam, eram lidas e uma pré seleção era feita. Até que leram a melhor de todas as respostas. Não perderam tempo e publicaram-na, na primeira página do jornal, anexada ao nome do ganhador, a resposta foi a seguinte:

- Eu.
G.K. Chesterton

O formulador da frase estava correto, pois o maior problema da humanidade é o homem. Jesus veio, ou seja, houve natal, para consertar o erro feito pelo homem, erro esse que desgraçou a humanidade e a vida na terra, se o homem fosse a solução para o universo, estaria descartado o Cristo.

2° - O Homem é hipossuficiente

Essa expressão é do ramo do direito, mas também é polissêmica e pode descrever o que é o homem. Além de ser o problema da humanidade, o homem é incapaz de solucionar os problemas gerados por ele, ou seja, ele é um gerador de males e não tem condições infímas de salvar-se destes males.

Por que Cristo veio? Para surpir a carência que a situação miserável do homem lhe proporcionou, Cristo veio fazer, aquilo que nós, meros "vermezinhos", não conseguimos fazer.

3° - Apesar de sua miserabilidade, o Homem é o alvo do afeto de Deus

O homem é o problema do planeta terra, é incapaz de solucionar os males por ele gerados, mas apesar de tudo isso, o homem é o alvo mór do amor de Deus, e nisso consiste a maior mensagem que o natal pode nos comunicar: "Nós somos amados por Deus".

As vezes nós mesmos, quando conscientes do nosso estado de deterioração, deixamos de nos amar.

Mas Deus não, ele continua com sua aljada de graça cheia e seu arco pronto a nos atacar com seu amor. è como disse William Hendriksen:

"Ás vezes enchemos o nosso vale de pecado e nos afogamos nele, mas Deus por meio de Cristo nos leva ao cume das suas montanhas de graça".

Saíba que é exatamente isso o que o natal quer e deve nos comunicar: "Você, Nós, somos alvos do amor de Deus em Cristo.

"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores."  Rm 5:8


Um ótimo natal pra você e sua família!!!

Um comentário:

  1. Realmente professor. O natal é tempo para que lembremos que somos miseráveis, mas na continuidade tenhamos a certeza do Deus que desceu do céu para salvar estes miseráveis. O natal hoje em dia está sendo utilizado de forma errada, por pelo menos 99% das pessoas, pois vejo que o natal deveria ser a época não apenas de dar presentes (apesar que eu gosto de ganhar né rsrs), mas simbolicamente é o aniversário de Cristo, acho que o Aniversariante gostaria de ser lembrado não só nesta data, mas como o início de tudo, pois se Cristo continuaríamos sendo miseráveis, que nós possamos fazer a diferença e mostrar que o natal é o início da nossa esperança futura.

    Deus abençoe Teacher.

    Jefferson Evangelista.

    ResponderExcluir

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores