segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Consciências Ministeriais

Hoje tenho vinte e seis anos, me converti aos quatorze, por isso faz doze anos que estou na igreja, aos dezesseis anos me batizei e de lá pra cá, estou no evangelho.

Comecei a pregar logo cedo, nos cultos com  jovens, nas casas, fazendo visitas aos domingos depois da EBD, nos cultos ao ar livre, no trem, sistemática e pontualmente ás seis e quinze da manhã, por longos e prazerosos quatro anos, me tornei professor da Escola Dominical, fui lider de mocidade, comecei a fazer o curso de teologia, daí então, pro ministério, cooperador, auxíliar de púlpito, diácono, dirigente de uma pequena igreja, evangelísta, pregador itinerante, como eu sofri nesta época, eu era muito inocente. E por fim, pastor.

Já está bom, não tenho pretensões maiores... bispo, arcebispo, apóstolo ou outros títulos que pela forma como são empregados, não tem valor e aniquilam o que de fato estas posições clericais, significaram ao longo da historia e nos primórdios do cristianismo...

Passei por ministérios pequenos e grandes, hoje estou muito feliz no lugar onde estou, como canta uma dupla de amigos: "Eu estou no lugar que gosto..."

Nesse interim, fiquei noivo, me casei e nos nasceram dois filhos, os filhos mais lindos do mundo, me faltariam expressões para descrevê-los.

Então, como você viu, sou apenas um menino, mas como diz o ditado popular: "menino que já correu o trecho", não todos, mas alguns.

Essas minhas andanças, trombadas, erros, acertos, vitórias, derrotas e empates, me fizeram conceber alguns pensamentos em relação ao ministério.

Elocubrações estas, que passo a expor, mas antes, deve ser dito que são meras citações empobrecidas e despretenciosas de um jovem pastor que tem muito chão pela frente, deve ser dito também, que não podem ser tratadas como doutrinas, apenas como valores norteadores no "ex officio" ministerial...

São eles:

1 - A Convocação ao ministério é derivada da conversão e não é verdadeira a recíproca.

2 - A Vocação Ministerial é Unilateral - De Deus pro homem, bondosa e graciosamente, na maioria das vezes, contrariando as estimativas e anseios populistas.

3 - Todos os Vocacionados de fato, relutam, lutam e nunca se sentem suficientementes preparados para o exercício.

4 - Os Comissionados enxergam seus pecados com maior profundidade e os sentem com maior dor que todos.

5 - O Exercício Ministérial só é possível, mediante e após descida do "Carisma" de Deus sobre o homem.

6 - È um homem do povo, para Deus e devolvido por Deus, para o povo, tem que dominar a teologia da koinônia, se não, não serve.

7 - Talvez ele não consiga perceber seu real quilate, mas ele é um "Homem Dom" - "Um Anjo" - "Um Embaixador de Cristo", alguns diriam que ele é um "Antídoto de Deus" para curar a terra enfermada.

8 - Ele vem afim de repartir algum dom... Paulo sabia disso: "... desejo muito ir ter convosco, afim de repartir entre vós algum dom".

9 - Ele sempre será menor que todos, um espetáculo rídiculo ao mundo, um teatro de horror aos que passam.

10 - Porém ele tem prerrogativas tais, que o mundo dele não é digno.

11 - Seu trabalho dever ser o menos desejado, amar os pobres, socorrer os pobres, alimentar os pobres, comer com os pobres e lhes anunciar o "kerigma de Deus", as "Boas Novas do Evengelho" a "Palavra Transformadora da Cruz".

12 - Sua glória está no serviço, seu prêmio está na felicidade, satisfação e bem estar dos outros.

13 - Deve saber que está acima de pessoas, mas está abaixo de pessoas, e abaixo de Cristo, abaixo da palavra, abaixo do Espírito, abaixo de Deus, ele está abaixo de tanta gente que nem se sente acima de ninguém.

14 - Sua Escola é Eterna, sabe mais que poderia e menos que deveria, e isso em todo tempo.

15 - Receberá Mistérios e revelações profundas, mas deve lavá-los ou lavá-las nas águas da palavra, deve submetê-los ou submetê-las ao "concordo" dos Apóstolos, dos Pais da Igreja dos Reformadores, seres que nunca podem ser negligênciados.

Esses são alguns pensamentos e valores ministeriais que tenho.

Os carrego comigo, pode ser que esqueci de algum, mas devo ser desculpado, já são quase uma da manhã, no próximo artigo continuo a falar sobre esse assunto...

Boa noite!

Escondidos na graça dAqule que tem nas palmas das mãos os confins da terra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores