domingo, 28 de novembro de 2010

Chronos e Kairós, uma luta infinita!


O texto que você vai ler a seguir é um clássico de Salomão, estadista, poeta, engenheiro, filósofo, que conseguiu ter mil (1000)  mulheres e ainda assim, fazer poesias e prosas. Se você não ler a interpretação do texto, tenho certeza que seu coração já se deleitará na forma poética e clássica que o sábio tratou do tempo, veja só:

Tudo tem o seu tempo determinado;
Há tempo para todo o propósito debaixo do céu;
Há tempo de nascer, e tempo de morrer;
Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar;
Tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir;
Tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras;
Tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder;
Tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser;
Tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar;
Tempo de guerra, e tempo de paz.
Tudo fez formoso em seu tempo.

Esse épico poema, nos ensina algumas lições á respeito do tempo e da vida, uma vez que á vida e os dias estão entrelaçados como papeis colados, se rasgar um ferirá o outro, e vice e versa. Essas lições nos mostram como viver bem os vários "tempos" e "instantes" nesta jornada rumo porto da eternidade...

1° - Você precisa desenvolver a capacidade de descrever os vários momentos da vida

Todo ser humano precisa entender que a vida não é um bloco único, é a soma de vários, que juntos formam um edifício. Esse edifício, que chamamos vida, tem vários e mínúsculos blocos te tempos, se soubermos como sentá-los, teremos uma ótima construção, caso contrário, viveremos fazendo retoques e reparos. É preciso que você saíba, que a vida tem tristezas e alegrias, pão e fome, vida e morte, ela é um conjunto de coisas, que se bem interligadas levam ao sucesso, mas se mal compreendidas fadam ao fracasso.

2° - Você precisa distinguir os tempos

Duas expressões recorrentementes são usadas nas escrituras para tempo, Kairós, chamado de tempo eterno, ou o tempo do Eterno, é considerado o tempo de Deus, que não pode ser medido por instrumentos humanos, mas que interfere nos acontecimentos terrestres, e que precisa ser conhecido do homem; e Cronos, deste deriva cronômetro, aparelho com capacidade de medir o tempo, este é o tempo dos homens, controlado pelos homens e definido segundo os padrões de entendimento humano.

Quando se fala em tempo, é necessário que se abra o leque, e compreenda essa verdade, o tempo é certo, quando o tempo humano é também o tempo de Deus, se não, não há sucesso, pois Deus estabeleceu tempos para todas as coisas debaixo do céu e para as relações subjetivas também.

3° - O tempo determina o sucesso e o fracasso

Não dá para separar o caju da castanha, também é impossível separar o sucesso e o fracasso do tempo, eles estão ligados como irmãos siameses, como flores e perfumes, se fizer a coisa certa, no tempo certo, estará fazedo a coisa certa, mas se fizer a coisa certa no tempo errado, estará fazendo a coisa errada, o tempo tem o poder de aperfeiçoar ou desfigurar nossas ações, então, faça o correto no momento correto e terá sucesso.

4° - Saiba lidar com isso, o tempo enfrenta problemas

Três são os problemas enfrentado pelo tempo, ou que nós temos que enfrentar, quando a matéria é tempo:
a) Morosidade - O tempo passa aproveite as oportunidades
b) Precipitação - O tempo precisa ser aproveitado, mas não adiantado.
c) Não interpretação - Você sabe que momento é esse da sua vida?

5° - Entenda de uma vez por todas, você não conseguirá entendero tempo sem o Espírito

Alguns homens, cheios do "Carisma" de Desus, conseguiram entender o tempo deles, e foram úteis, sonsiguiram, porque tinham o Espírito e este lhes revelava o tempo,como Paulo, Elias, Eliseu, dentre outros.

Façamos a oração do salmista que disse: - "Senhor, ensiná-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios"!

Deus quer ensinar você a lidar com o tempo na vida, permitá-lhe fazer essa obra...

Abraços!!!

Um comentário:

  1. Amado pr Henrique Regis.
    Muito edificante ler essa reflexão.
    Tenho pensado muito sobre como entender o kairos no meu chronos. nem sempre é facil, mas é um grande exercício para nossa vida cristã.
    Deus te abençoe.
    pr J. Neves

    ResponderExcluir

Bate-Papo Pastoral

Minha foto
Cristão, pastor, pai, filho, esposo, amante e amado.

Seguidores